Rede de Atenção à Saúde Mental

Rede de Atenção à Saúde Mental do Paraná tem como objetivo promover o cuidado integral às pessoas com sofrimento, transtornos mentais e/ou necessidades decorrentes do uso de drogas em todo o estado. No CimSaúde a Rede teve início em agosto de 2018 e conta com atendimentos de pacientes estratificados de médio e alto risco a partir de 5 ano de idade. São ofertadas 10 vagas de  semanalmente, a princípio para os municípios de Palmeira, Ipiranga e São João do Triunfo (aqueles que contam com unidades estratificadas em 50% ou mais).

Entre os profissionais que atendem o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais na Rede de Saúde Mental estão enfermeiros, psiquiatras, psicólogos e serviço social.

Saiba mais.


Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso

A Rede de atenção Integral à Saúde do Idoso (RAISI) foi criada visando o atendimento qualificado da população idosa, que exige cuidados diferenciados. Ela propõe detectar a fragilidade dos idosos e prevenir riscos que possam impactar em um envelhecimento ativo e saudável. Nos Campos Gerais a RAISI encontra-se em funcionamento desde agosto de 2018 com atendimentos nas segundas-feiras na sede do CimSaúde.

Para garantir um atendimento de qualidade à população idosa, são ofertadas 4 vagas semanalmente. Os idosos atendidos devem estar acompanhados de um cuidador, que possa acompanhar as consultas, bem como repassar e garantir a efetivação das orientação passadas durante as consultas. Os pacientes que são encaminhados à Rede fazem parte dos municípios que contam com suas unidades seladas ou com 50% os mais de seus pacientes estratificados. Portanto os municípios de Castro e Palmeira podem encaminhar a sua população idosa.

Na RAISI dos Campos Gerais há profissionais de enfermagem, geriatria, psicologia, nutrição, fisioterapia, assistência social e farmácia.

 

Conheça a linha guia de saúde do idoso implantada no Estado do Paraná.

Saiba mais.


Rede MACC

O Modelo de Atenção às Condições Crônicas – Rede MACC – visa um atendimento diferenciado às pessoas com doenças crônica, como diabetes e hipertensão. O Cimsaúde conta com a Rede MACC desde março de 2017 e semanalmente atende à população com essa condição de Palmeira, Castro, São João do Triunfo, Jaguariaíva, Sengés e Ponta Grossa. O atendimento multiprofissional, que envolve enfermeiros, endocrinologistas, cardiologistas, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, é realizado todas às terças-feiras na sede do Consórcio de Saúde dos Campos Gerais.


Rede Materno Infantil – Pediatria

No Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) em funcionamento desde agosto de 2018, com atendimento às quartas-feiras para crianças de até um ano classificadas com risco intermediário e alto dos município de Castro, Palmeira, São  João do Triunfo, Jaguariaíva e Sengés. Para esta Rede os profissionais disponibilizados são enfermeiros, pediatras, nutricionistas e psicólogos.


Rede Mãe Paranaense

A redução da mortalidade materno-infantil no Estado do Paraná. Este é o principal objetivo da implantação da Rede Mãe Paranaense. O programa prevê o atendimento das mães, desde os primeiros meses de gestação, além do atendimento das crianças até seu primeiro ano de vida. O acompanhamento no pré-natal com um mínimo de sete consultas, a realização de 17 exames, além da classificação de risco da gestante, garantem um atendimento de qualidade na região dos Campos Gerais e no Estado do Paraná.

O atendimento primário das gestantes é realizado junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, já o atendimento secundário e terciário conta com atendimentos direcionados aos Consórcios Intermunicipais, como o CimSaúde, após realizada a estratificação de risco.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) implantou em 2018 a Rede Mãe Paranaense dentre os serviços prestados aos seus municípios consorciados. Já foram centenas de gestantes e crianças menores de um ano, de médio e alto risco, atendidas por uma série de profissionais, já que a equipe deve ter caráter multidisciplinar.

Na região, as gestantes de médio risco de Ponta Grossa são atendidas na sede do CimSaúde em Ponta Grossa às segundas-feiras, e as de alto risco da 21ª Região (Telêmaco Borba, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Reserva e Ventania) todas às terças e sextas-feiras no Hospital Regional de Telêmaco Borba.

A equipe de atendimento da Rede Mãe Paranaense deve contar com médicos obstetra, pediatra, cirurgião pediatra, endocrinologista, nefrologista, cardiologista, cardiologista pediátrico, oftalmologista, oftalmologista pediátrico, angiologista, neurologista e neurologista pediátrico; além de profissionais da enfermagem, psicologia, nutrição, assistência social, podologia, farmácia, fisioterapia e educação física.

Veja como funciona