História

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) foi criado pelos prefeitos integrantes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em 2001. Na época, os gestores viram a necessidade de ampliar e melhorar os serviços de saúde pública na região, desta maneira realizando o credenciamento de especialidades e exames complementares a fim de diminuir as filas de seus municípios e atender a sua população.

A princípio, o CimSaúde funcionou conjuntamente com a AMCG, ocupando as mesmas instalações. A necessidade de ampliação chegou, junto com a ampliação da oferta de serviços, e em 2013 o Consórcio se instalou em imóvel na Rua Coronel Bittencourt, 270, aonde contava com consultas especializadas e atendimento das Redes Mãe Paranaense, Materno-Infantil e MACC (Modelo de Atenção às Condições Crônicas). Além das consultas em sua sede, o CimSaúde conta com clínicas e profissionais credenciados que realizam o atendimento à população em seus próprios locais de trabalho.

Com mais serviços credenciados, mais especialidades, e outras duas Redes de Atenção à Saúde em funcionamento -Rede de Saúde do Idoso e de Saúde Mental – o Consórcio novamente viu necessidade de ampliação. Hoje está em funcionamento em imóvel localizado na Avenida Anita Garibaldi, 1.870 – Órfãs.

Toda oferta de serviços é tratada diretamente com as Prefeituras dos 20 municípios que fazem parte do CimSaúde, que realizam agendamento e levam seus pacientes até os locais acordados.

O CimSaúde é um dos 22 Consórcios de Saúde atuantes no estado do Paraná, e faz parte do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Comsus).

Para gerir o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais há uma diretora composta por prefeitos integrantes eleita a cada biênio. O biênio 2019/2020 conta com presidente, o prefeito municipal de Palmeira, Edir Havrechaki, como vice-presidente o prefeito de Carambeí Osmar Blum, tesoureiro o prefeito de Tibagi Rildo Leonardi e secretário o prefeito de Ipiranga Luiz Blum.