Segurança dos pacientes é tema de capacitação

O Programa PlanificaSUS segue realizando capacitações aos gestores da região. Na última semana, equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde), 3ª e 21ª Regionais de Saúde, e Prefeituras Municipais participaram de novas oficinas. Desta vez o principal tema abordado foi a segurança dos pacientes. “Neste momento estamos buscando a forma mais correta de operacionalizar as Unidades de Saúde, tanto da Atenção Primária, quanto da secundária e terciária”, esclarece a diretora do Consórcio, Pâmella Costa. Do Consórcio, as enfermeiras Sabrina Dátola e Hágata Ruppel atuam como tutoras do PlanificaSUS.

Conforme a diretora, os índices de eventos adversos, e até mortes de pacientes – que poderiam ter sido evitadas, continuam altos, principalmente em países menos desenvolvidos. Para isso, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, as Diretrizes Estaduais, bem como os protocolos básicos foram abordados durante as últimas capacitações do PlanificaSUS. “Percebemos que, com a padronização de procedimentos, podemos evitar muitas falhas”, avalia.

Para isso, o Procedimento Operacional Padrão (POP) deve ser seguido nas Unidades. “Com o POP há descrição detalhada e sequencial de técnicas e tarefas realizadas no ambiente de trabalho”, explica Pâmella, destacando a melhoria na qualidade dos trabalhos.

A vacinação infantil nos municípios também foi debatida nas últimas capacitações. Calendário vacinal, incidência nos municípios e segurança nas salas de vacinação fioam abordados.